Rejuvenescimento Facial

casal sorrindo | rejuvenescimento facial

O envelhecimento da face é inevitável. Com o passar do tempo, a pele que recobre a face sofre alterações como a diminuição da hidratação, a diminuição da gordura subcutânea e a perda da elasticidade. O peso da pele, associado a outras alterações estruturais, como a flacidez das fáscias e dos músculos, ou seja, a perda do tônus muscular, ocasiona dobras e rugas. A hereditariedade, o efeito da gravidade, o hábito de fumar, a alimentação inadequada, o sono irregular e a exposição excessiva ao sol, contribuem para o envelhecimento. A atenção a todos esses fatores determinantes, é de fundamental importância para a prevenção da aceleração do processo de envelhecimento facial.

Entre trinta e quarenta anos, os primeiros sinais na face se fazem notar, como o enrugamento da testa, a queda das sobrancelhas e da ponta nasal, o aparecimento dos “pés-de-galinha”, o aprofundamento do sulco nasogeniano, a formação das bolsas palpebrais e de pequenas rugas labiais, além de outros sinais aparentes. A atitude de querer melhorar a aparência, não deve ser interpretada como vaidade, mas vista como uma forma de melhorar a autoestima e valorização da imagem de si próprio.

O momento certo para submeter-se a uma plástica facial, estará diretamente relacionado com o objetivo de cada paciente. A partir dos quarenta anos de idade, muitas vezes, inicia-se a vontade de realizar alguma mudança, entretanto, através de um diálogo franco com o cirurgião pode-se chegar ao consenso de adiar a cirurgia ou realizá-la, agregando um ou vários procedimentos cirúrgicos para alcançar um ideal. Podemos complementar o tratamento com peelings, preenchimentos e Botox. Todo paciente que decidir pelo procedimento cirúrgico, deverá submeter-se a um check-up pré-operatório e, se fumante, não fumar durante as 4 semanas anteriores.

Evolução do rosto | rejuvenescimento facialA cirurgia consiste em incisar a pele em frente da orelha e um pouco acima, contornando o lobo auricular inferiormente e seguindo-se posteriormente até a implantação do cabelo (ritidoplastia ou lifting). A pele é descolada, suspendendo-se e fixando-se o plano muscular subjacente (SMAS), favorecendo um melhor posicionamento das estruturas do subcutâneo. O fechamento das incisões é feito através de delicados fios, proporcionando uma melhor cicatrização. Como a região do rosto é ricamente vascularizada, as cicatrizes geralmente com o passar do tempo tornam-se imperceptíveis.

Se existe a queda das sobrancelhas, realizamos a frontoplastia, levantando-as, associando-se ou não à cirurgia para remover o excesso de pele ou correção das bolsas palpebras (blefaroplastia), tanto a inferior quando a superior. Muitas vezes, se faz necessário a lipoaspiração da gordura da “papada” e ou fixação do musculo platisma do pescoço, otimizando, desta maneira, os resultados pós-operatórios da região cervical (pescoço). Para as rugas labiais, costumamos realizar a microdermoabrasão, deixando mais suaves os sulcos pré-existentes. outros procedimentos poderão receber indicação, dependendo de cada paciente, sempre objetivando uma melhor harmonia da face.

Recomendações para os procedimentos de rejuvenescimento facial

Pré e Pós-operatórias:

  • Evitar aspirina e não fumar pelo menos 4 semanas antes do procedimento. Informar sobre alguma medicação que esteja fazendo uso.
  • Lavar o cabelo na véspera da cirurgia.
  • Estar em jejum 8 horas antes do procedimento cirúrgico.
  • A alta estará prevista após algumas horas e dependerá do tempo e o trabalho realizado. O paciente irá para casa com um curativo, uma faixa, colocada sobre a região operada e será retirada em 24 horas.
  • Evitar molhar os locais de sutura.
  • Após a retirada do curativo, evitar movimentos bruscos com a cabeça. Recomenda-se repouso durante 10-15 dias. O rosto estará edemaciado, com hematomas, embora menores em relação como ocorriam no passado. Existirá algum desconforto ou dolorimento, sendo necessário tomar, eventualmente, analgésicos.
  • Usar chá de camomila gelado sobre os olhos e em todo o rosto nos primeiros 3 dias, sendo no primeiro dia, ininterruptamente.
  • Os pontos serão removidos totalmente entre 10 e 14 dias.
  • Evitar exercícios durante 30 dias.
  • Evitar lentes de contato e pinturas por duas semanas, brincos por 40 dias e sol até o desaparecimento completo dos hematomas.
  • Nos primeiros dias deve-se utilizar um travesseiro mais alto para apoiar a cabeça.

O resultado definitivo aparecerá em semanas ou meses, sendo necessário, como em qualquer outra cirurgia, eventuais ajustes, isto por que, cada pessoa responderá de uma maneira diferente, com retração dos tecidos para mais ou para menos. Assim, recomenda-se que o paciente esteja preparado para o pós-operatório, deve aguardar o período de recuperação, onde as estruturas se acomodarão com o passar do tempo. Qualquer dúvida deve ser dirimida com o cirurgião, com espontaneidade e confiança, sendo o profissional a pessoa mais indicada para lhe dar a melhor orientação a respeito. Seguindo todas estas recomendações, ciente das etapas a serem ultrapassadas no pós-operatório e tendo a segurança de estar sob os melhores cuidados, estas são, condições essenciais para uma convalescença tranquila e a espera dos bons resultados.

Dúvidas mais frequentes sobre os procedimentos para o rejuvenescimento facial

  1. A cirurgia das pálpebras tem pós-operatório dolorido?

    Devido ao aprimoramento da técnica, podemos afirmar que dor não ocorrerá, no máximo um desconforto ou algum lacrimejamento. Atualmente, existe um arsenal completo de técnicas e tecnologias para oferecer soluções para combater o envelhecimento e a aparência de fadiga ou olhos cansados, mas a cirurgia é considerada o padrão para resolver o envelhecimento ao redor dos olhos.  A cirurgia das pálpebras pode fazer uma tremenda diferença na aparência e com resultados duradouros, naturais e sutis.

  2. Incha muito a cirurgia de blefaroplastia?

    Não, o edema é pequeno, claro que varia de pessoa para pessoa, mas não ocorrem mais os edemas e hematomas como ocorriam no passado.

  3. A cirurgia de ritidoplastia, o que é?

    Também conhecida como lifting facial, é a cirurgia proposta para reposicionar os músculos e flacidez da pele da face.

  4. A cirurgia de frontoplastia é muito dolorida no pós-operatório?

    Não ocorre dor no pós-operatório de frontoplastia. Eventualmente, somente alguma pressão ou desconforto.

  5. Quanto tempo depois da blefaroplastia eu posso usar maquiagem?

    Aproximadamente 15 dias após o procedimento é possível aplicar maquiagem.

  6. A cirurgia de lifting facial fica com muito roxo no pós-operatório?

    A cirurgia do lifting facial ou ritidoplastia evoluiu muito nos últimos anos, o que possibilitou um pós-operatório muito melhor, com edema ocorrendo de maneira diminuta, assim como os hematomas.

  7. É necessário internação para o procedimento de ritidoplastia?

    A cirurgia de ritidoplastia é realizada a nível ambulatorial, propiciando a ida para a casa no mesmo dia.

  8. Posso apanhar sol após quanto tempo na cirurgia das pálpebras e lifting facial?

    Recomenda-se evitar sol durante 30 dias após o procedimento das pálpebras, assim como, no lifting facial.

  9. Quanto tempo depois a cirurgia das pálpebras posso usar lentes de contato?

    Recomenda-se aguardar 15 após o procedimento.

  10. Quanto tempo para o retorno das atividades físicas após cirurgia das pálpebras?

    Os exercícios aeróbicos estão liberados a partir de 30 dias.

  11. Depois de quanto tempo já posso observar os resultados da cirurgia do lifting facial?

    Após as duas primeiras semanas já se visualiza muito bem o resultado, mas ainda existirá acomodações nos meses subsequentes, mesmo com o edema de menor intensidade como costuma ocorrer conforme é realizada a cirurgia nos dias de hoje.

  12. A cirurgia de frontoplastia fica com cicatriz?

    Duas pequenas incisões são realizadas para   o levantamento da fronte, que ficam imperceptíveis e junto à linha do cabelo. No caso de paciente masculino realiza-se a incisão de Castanhares rente à sobrancelha, que também fica muito bem disfarçada.

  13. Posso lavar os cabelos após a cirurgia de frontoplastia?

    Sim, mas deve ser evitado molhar a região operada.

  14. Os pontos da blefaroplastia são removidos a partir de quantos dias após a cirurgia?

    A remoção dos pontos está programada para 4 a 5 dias após o procedimento cirúrgico.

  15. Na cirurgia da ritidoplastia é necessário usar compressas no rosto?

    Sim, recomenda-se aplicar chá de camomila frio nos primeiros 5 a 7 dias.

  16. Posso usar óculos após o procedimento de cirurgia das pálpebras?

    Sim, no mesmo dia da cirurgia já é possível usar óculos.

  17. Para a cirurgia de frontoplastia pode ser realizada anestesia local?

    Sim, pode ser realizada sob anestesia geral ou local com sedação, assim como, para todos os procedimentos faciais.

  18. Qual a alimentação recomendada para depois da cirurgia de lifting facial?

    Sugere-se uma alimentação mais leve nos primeiros dias do pós-operatório.

  19. Posso usar brinco depois do procedimento de ritidoplastia?

    Recomenda-se aguardar 15 dias para voltar a usar brincos.

  20. Tenho rugas labiais e gostaria de saber a melhor maneira de removê-las. Quero fazer o lifting facial, é possível fazer junto algum procedimento neste sentido?

    Nestes casos, está indicado fazer a dermoabrasão e poderá ser realizada com a cirurgia do lifting facial, sem problemas.

  21. Na cirurgia do lip lifting, demora quanto tempo para recuperar e voltar ao trabalho?

    Esta cirurgia requer afastamento de atividades normais durante 7 a 10 dias.

  22. Qual a alimentação recomendada para o pós-operatório do lip lifting?

    Para o pós-operatório da cirurgia de lip lifting recomenda-se dieta líquida durante 5 a 7 dias.

  23. Posso usar batom após a cirurgia do lip lifting?

    Sim, após alguns dias.