Rinoplastia (plástica de nariz)

rinoplastia ou plástica no nariz | menina sorrindo

A rinoplastia é a cirurgia plástica mais antiga e a mais realizada atualmente em todo o mundo. Esta cirurgia tem por objetivo a correção de deformidades inestéticas do nariz, seja por herança genética ou traumatismo. Por envolver várias estruturas que se relacionam entre si (osso, cartilagem, tecido celular subcutâneo e pele), é considerada uma cirurgia complexa e delicada, exigindo completo domínio das técnicas a serem utilizadas. Por este motivo e dependendo do tipo de pele, hereditariedade, idade, além de outros fatores, cada nariz tem sua particularidade. Para uma rinoplastia ser bem-sucedida, são requisitos básicos a instrução franca e abrangente ao paciente, orientação sobre as expectativas e a criatividade artística do cirurgião. Este pensamento está baseado na experiência em mais de três mil cirurgias nos últimos trinta anos. Antes de todo procedimento cirúrgico realiza-se um estudo detalhado, através de fotos tiradas previamente, a melhor harmonia com os outros elementos da face (perfiloplastia), esclarecendo dúvidas e desmistificando conceitos em relação à plástica nasal. A essência da rinoplastia é alcançar um resultado sutil, melhorando a deformidade, porém sem deixar o estigma de nariz operado, isto é, deixar o nariz com o aspecto mais natural.

A rinoplastia pode ser realizada a partir dos 15 anos de idade, onde já se encontram praticamente formadas todas as estruturas do nariz. A anestesia pode ser geral ou local, em regime ambulatorial, isto é, sem necessidade de internação hospitalar. Usualmente, é realizada via endonasal, entretanto, algumas vezes, para obter melhores resultados, uma abordagem mais ampla é preconizada, principalmente nos casos de ponta nasal desproporcional e nas cirurgias onde existe a necessidade de colocação de enxertos e ou reconstrução (rinoplastias secundárias). Nestes casos, faz-se uma pequena incisão na columela, porção vertical que divide as duas narinas, entretanto, a cicatriz resultante é imperceptível após alguns meses. Em alguns casos, também é necessário incisar as asas nasais para diminuí-las, quando estas estão de tamanho exagerado, ficando pequena cicatriz junto às mesmas, porém, com resultado inaparente com o passar do tempo.

Geralmente, a rinoplastia está associada à cirurgia funcional do nariz, já que não raro, o desvio septal nasal se encontra presente, além da hipertrofia dos cornetos nasais, ocasionando obstrução do fluxo aéreo. Desta maneira, é importante comentar que toda rinoplastia deve ser realizada com a atenção voltada também para a função respiratória nasal. Outras cirurgias podem ser realizadas concomitantemente à rinoplastia, como a otoplastia, a blefaroplastia e a mentoplastia, no intuito de alcançar um perfil harmônico para a face. Embora, muitas vezes, possamos prever um resultado, sempre estaremos limitados por retrações e adaptações que o próprio organismo realiza, necessitando algum retoque ou ajuste em 10 a 15% dos casos, mesmo em mãos de profissionais experientes. Na cirurgia, são manuseadas em torno de 17 estruturas, como citado anteriormente, cada uma tendo uma característica própria, um processo lento que pode variar, a grosso modo, de 6 a 12 meses aproximadamente.

Se observada alguma necessidade de correção, não serão cobrados honorários médicos, pois consideramos complementação do tratamento efetuado. Todavia, ao paciente cabem as despesas hospitalares ou de bloco cirúrgico. Mesmo que a rinoplastia seja conduzida com aprimorada e moderna técnica, o organismo reage, podendo ocorrer algum hematoma e edema facial (inchaço), porém, em menor quantidade quando comparado em relação ao passado. Isto é devido à preservação de estruturas, poupadas durante o procedimento, e, consequentemente, resultando em um pós-operatório mais confortável, sem dor, fazendo com que muitos pacientes fiquem impressionados. Tudo isto nos gratifica e nos estimula para seguirmos no contínuo aprimoramento da técnica operatória e dedicação máxima.

Recomendações para realizar a rinoplastia

Pré e Pós-operatórias da rinoplastia:

  • Evitar tomar aspirina 3 semanas antes da cirurgia. Não fumar, no mínimo, 15 dias que antecedem a cirurgia.
  • Estar em jejum absoluto, pelo menos 6 horas antes do procedimento.
  • Chegar, no dia previsto, com 2 horas de antecedência.
  • A alta hospitalar é programada, em média, 4 horas após o término da cirurgia.
  • Para auxiliar na fixação dos tecidos são colocados micropore e uma pequena placa metálica sobre o nariz, os quais serão removidos no 7º dia, seguindo-se mais alguns dias com novo micropore sobre o dorso nasal.
  • Os pontos internos são absorvidos e os externos, se existirem, serão removidos 3 a 5 dias após a cirurgia. O tampão interno nasal, há muitos anos não utilizamos mais, o que favorece maior conforto no período de recuperação.
  • Recomenda-se nos primeiros 5-7 dias, o uso de chá de camomila frio sobre os olhos, e, nas primeiras 24 horas, é indicado usá-lo ininterruptamente. O pós-operatório é indolor!
  • Na primeira noite deve-se utilizar um travesseiro mais alto para elevar a cabeça.
  • Deve-se evitar bater no nariz e afastar-se do sol durante 30 dias. Recomenda-se um período de repouso entre 7 a 10 dias. Exercícios aeróbicos somente após 30 dias e algum exercício leve é possível, com moderação, a partir do 14º dia.
  • Serão solicitadas revisões periódicas, no consultório, durante os primeiros meses para acompanhamento e eventual limpeza interna nasal. Uma revisão final, deve ser realizada, no mínimo, no 12º mês,
  • Recomenda-se a ingestão de dieta líquida e fria por 7 dias.

No pós-operatório o paciente poderá sentir obstrução nasal, tanto devido ao edema, como devido à necessidade de redução do nariz com finalidade estética, mesmo dentro dos limites estabelecidos entre a forma, a estética e a função, ocorrendo gradual adaptação por parte do paciente. Em alguns casos, poderá ocorrer rinite pós-operatória, reação natural do organismo ao ato cirúrgico, mas que após alguns meses alivia e desaparece completamente.

Como na natureza não temos um nariz igual a outro, cirurgicamente também não existirá uma cirurgia igual à outra. Assim, não existirá cópia ou construção de modelos, mas se buscará alcançar o melhor resultado possível dentro dos limites e situações encontradas em cada caso. A partir da premissa, que a rinoplastia é a soma da técnica com a arte, é de suma importância que o paciente esteja de total acordo em relação aos esclarecimentos acima citados e com plena confiança no profissional escolhido para operá-lo. Acreditamos que quando existem estas condições, a cirurgia já possui desde o princípio, os elementos fundamentais para o sucesso.

Pesquisas e recursos na internet fornecem apenas informações gerais e nunca serão um substituto para uma consulta pessoal, como realizar uma história médica completa e examiná-lo (a). Será a oportunidade de tirar as dúvidas, avaliar os resultados esperados e para que se sinta confiante com o cirurgião.

Dúvidas mais frequentes sobre a rinoplastia (plástica de nariz)

  1. Quem deve considerar fazer uma rinoplastia?

    Bons candidatos à rinoplastia devem ser saudáveis e terem metas realistas para a aparência e a respiração pelo nariz após a cirurgia. Antes de fazer uma rinoplastia, o paciente deve ser examinado pelo seu cirurgião, que perguntará o que gostaria de mudar no nariz. O cirurgião também perguntará sobre o histórico médico da pessoa, avaliará o nariz e solicitará exames pré-operatórios.

  2. Como uma rinoplastia se diferencia de uma septoplastia?

    A septoplastia é uma cirurgia para endireitar o septo, que é composto de cartilagem e osso, dividindo o interior do nariz em 2 lados. A septoplastia não altera a forma do nariz. Uma septoplastia e uma rinoplastia podem ser feitas durante a mesma cirurgia, se necessário. Entretanto, é muito comum a realização dos dois procedimentos concomitantemente.

  3. Está indicada a rinoplastia a partir de qual idade?

    Nas crianças durante a fase de crescimento, seus rostos ainda estão mudando. Recomenda-se esperar até o final da adolescência para realizar uma rinoplastia para que o nariz esteja totalmente crescido, por volta dos 15 anos de idade. As crianças podem ser submetidas à rinoplastia antes de terminar o crescimento por motivos específicos, como defeitos congênitos, lesões no nariz ou dificuldade grave para respirar.

  4. O pós-operatório de rinoplastia e septoplastia são acompanhados de dor?

    O pós-operatório de rinoplastia e também da cirurgia do septo nasal é indolor, tendo em vista os avanços das técnicas empregadas atualmente.

  5. Coloca-se tampão nasal para cirurgia de rinoplastia e septo nasal?

    Não se utiliza mais tampão nasal há muitos anos, o que fez melhorar, também, o conforto no pós-operatório para estes procedimentos.

  6. O edema e hematomas são grandes na cirurgia de rinoplastia?

    Atualmente, devido ao menor trauma causado durante o procedimento, são diminutos os hematomas, assim como, o edema.

  7. Quanto tempo é necessário aguardar para voltar às atividades físicas e ao trabalho?

    Atividades físicas aeróbicas poderão ser retomadas a partir de 30 dias após o procedimento. Para atividades laborais, recomenda-se reservar 10 dias.

  8. Quando posso me expor ao sol após o procedimento de rinoplastia?

    Após 30 dias está liberada a exposição solar.

  9. Qual a expectativa de sucesso nas reconstruções de rinoplastias realizadas previamente?

    Algumas rinoplastias secundárias são complexas, com muitos detalhes para reconstruir e dependente de como foi realizada previamente a técnica cirúrgica. Entretanto, a maioria das rinoplastias para correção para estes casos são bem exitosas. Todo paciente que submete-se a uma rinoplastia secundária deve ter em mente que inúmeras variáveis estão em questão, podendo exigir mais de um procedimento para alcançar o objetivo desejado e estar realista em relação ao procedimento proposto.

  10. Quais são os cuidados pré-operatórios para realizar a cirurgia de septo e ou rinoplastia?

    Atividades físicas e alimentação saudável, além de boa hidratação nas 2-3 semanas prévias à data marcada para as cirurgias, tanto do septo, como da rinoplastia, são de suma importância. Se fumante, evitar fumar 4 semanas antes, pois compromete a vascularização, prejudicando, desta maneira, a cicatrização. O álcool deve ser evitado durante a semana anterior ao procedimento. Não tomar aspirina. Toda medicação em uso deve ser informada ao seu cirurgião.

  11. Como é o dia da cirurgia da rinoplastia?

    No dia da cirurgia levar todos os seus exames para o hospital e obedecer ao horário para chegada. O jejum deve ser de 8 horas. Não fazer uso de maquiagem, loções, cremes ou perfumes; informar ao médico se está com tosse, gripe, resfriado ou outro sintoma.

  12. Sou piloto de corrida automobilística, quando posso retornar a competir após o procedimento de rinoplastia?

    Deve evitar qualquer trauma, no mínimo, durante os primeiros 30 dias a partir do procedimento operatório.

  13. Posso usar óculos depois de quanto tempo após a cirurgia da rinoplastia?

    Está liberado o uso de óculos, preferencialmente leves, entretanto, por um período não muito longo.

É possível alcançar a simetria facial com a rinoplastia?

Rinoplastia (plástica de nariz)

Saiba mais sobre a cirurgia plástica de nariz em Porto Alegre com o Dr. Marcelo Zanini